quarta-feira, 10 de julho de 2013

Sobre a Psicologia Social e o Congresso da ABRAPSO

Como anteriormente foi informado, segue abaixo. nota de esclarecimento sobre o congresso escolhido pela maioria dos estudantes votantes. 
Lembrando que a prioridade para o ônibus se dará para os estudantes com trabalhos aprovados no referido congresso. Os interessados devem procurar
algum membro do Diretório Acadêmico da Psicologia Univasf, com cópias do comprovante de pagamento e documento de identificação com foto.

- Psicologia social: área ou abordagem?
Profª Marcela Fulanete

Segundo Silva (2005), a psicologia social é a área do conhecimento da Psicologia que visa descrever e explicar as interações entre pessoas, entre pessoas e grupos e entre grupos. A definição da psicologia social como uma área da Psicologia também está presente em Codo e Lane (1985), Gould & Douvan (1997) e na Tabela das Áreas do Conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Referências bibliográficas

Codo, W., & Lane, S. T. M. (1985). Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense.
CNPq. Áreas do conhecimento. Disponível emhttp://memoria.cnpq.br/areasconhecimento/7.htm

Gold, M., &Douvan, E. (1997).A new outline of Social Psychology.American Psychological Association: APA.

Silva, R. N. (2008). A invenção da Psicologia Social. Petrópolis: Vozes.

- Considerando que a produção de conhecimentos em Psicologia deve coadunar com propostas que levem em consideração, sobretudo,a atuação ética do profissional psicom responsabilidade e compromisso social, venho ratificar minha posição em relação à contribuição que o Congresso da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO traz à formação do estudante de Psicologia. Uma vez que o evento congrega todas as áreas da Psicologia, sua amplitude de temas, mesas redondas e conferências fazem com que o estudante vislumbre possibilidades teórico-metodológicas ímpares para sua atuação como pesquisador/profissional. Com a temática deste ano Políticas Públicas e Direitos Humanos, é oportuno perceber que dialoga com as grandes áreas e eixos temáticosligados à Educação, Trabalho, Assistência Social, Saúde, estudos de Gênero, Ética, Linguagem, dentre outros, possibilitando inclusive que outras áreas de conhecimento que tenham interrelação com a Psicologia possam compor os debates. Ao analisar a programação, é possível também verificar que o congresso é constituído não por uma única abordagem teórica. Uma vez que sua grande característica se sustenta no fato de entender a Psicologia como diversa,congrega áreas comoPsicologia Cognitiva, a Psicanálise e os estudos de grupos, por exemplo.Como membro da organização local do último congresso nacional da ABRAPSO que ocorreu na cidade do Recife/PE, em 2011 - sendo inclusive da comissão de avaliação e aprovação de resumos - venho pontuar que tal congresso abre a possibilidade de agregar trabalhos científicos de quaisquer abordagens da Psicologia, nas mais variadas metodologias de pesquisa, superando dicotomias como qualitativas versus quantitativas, sociologismoversusbiologismo, individual versus social, prática versus teoria.
Atenciosamente,
Sâmella Vieira.
Docente no curso de Psicologia - UNIVASF

Nenhum comentário:

Postar um comentário