quinta-feira, 31 de março de 2011

Cinema no Vale - Programação de Abril


Mostra de Abril – Cinema no vale – Literatura no cinema.
O Cinema no vale dá início no próximo sábado (02) a sua programação de abril. Nesse mês, a mostra trata da Literatura no Cinema, apresentando filmes que trazem adaptações de obras da Literatura brasileira e estrangeira.
O primeiro filme da mostra, Drácula, foi levado às telas por Francis Ford Coppola a partir do livro homônimo de Bram Stoker. No dia da exibição desse filme, às 16 00 será apresentado um documentário a respeito da produção, com curiosidades do elenco e dos efeitos criados para a narrativa.
O filme seguinte da mostra será Macunaíma, filme de Joaquim Pedro de Andraderealizado no auge do Topicalismo, usando um tom de comédia que só reforça o texto de Mario de Andrade.
O terceiro filme da mostra, O sol por testemunha, é um clássico protagonizado por Alan Delon e adaptado de um romance de Patrícia Highsmith, o qual seria revisto anos depois com a filmagem de O talentoso Ripley.
Para encerrar a mostra de abril, será apresentado Quanto vale ou é por quilo?, uma livre adaptação de um conto de Machado de Assis (Pai contra mãe), feita pro Sergio Bianchi, que trata de racismo, políticas assistencialistas e sobrevivência num tom que mistura uma fina ironia a uma lúcida visão das relações pessoais.
As sessões do Cinema no vale sempre acontecem aos sábados, a partir das 17:00, noAuditório da Biblioteca da UNIVASF, Campus Petrolina. A entrada é gratuita.
Serviço
02/04 - Drácula de Bram Stoker (Bram Stoker's Dracula)   Lançamento: 1992 (EUA)Direção: Francis Ford Coppola Duração: 127 min   Gênero: Terror
Sinopse:
No século XV, um líder e guerreiro dos Cárpatos renega a Igreja quando esta se recusa a enterrar em solo sagrado a mulher que amava, pois ela se matou acreditando que ele estava morto. Assim, perambula através dos séculos como um morto-vivo e, ao contratar um advogado, descobre que a noiva deste é a reencarnação da sua amada. Deste modo, o deixa preso com suas "noivas" e vai para a Londres da Inglaterra vitoriana, no intuito de encontrar a mulher que sempre amou através dos séculos.
09/04 - Macunaíma Lançamento: 1969 (Brasil)  Direção: Joaquim Pedro de AndradeDuração: 108 min
Gênero: Comédia
Sinopse:
Macunaíma é um herói preguiçoso, safado e sem nenhum caráter. Ele nasceu na selva e, de preto, virou branco. Depois de adulto, deixa o sertão em companhia dos irmãos. Macunaíma vive várias aventuras na cidade, conhecendo e amando guerrilheiras e prostitutas, enfrentando vilões milionários, policiais e personagens de todos os tipos.
16/04 – O sol por testemunha (Plein Soleil) Lançamento: 1960 (França/Itália) Direção:René Clément Duração: 120 min. Gênero: Suspense
Sinopse:
O amoral Tom Ripley aceita, de um rico industrial, a missão de trazer de volta para casa seu filho Philippe, que vive com a namorada Marge, na paradisíaca Riviera Italiana. Frio e calculista, Ripley se aproxima de Philippe, tornando-se seu melhor amigo. É o início de um plano diabólico.
30/04 – Quanto vale ou é por quilo? Lançamento: 2005 (Brasil) Direção: Sergio BianchiDuração: 104 min. Gênero: Drama
Sinopse:
Uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. No século XVII um capitão-do-mato captura um escrava fugitiva, que está grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho que espera. Nos dias atuais uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada. Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro para sobreviver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário