segunda-feira, 24 de maio de 2010

Normas para aproveitamento de Atividades Acadêmicas Complementares‏

Prezadas(os),

Foi aprovada em reunião do Colegiado as normas para aproveitamento de Atividades Acadêmicas Complementares, para fins de dispensa de carga horária de disciplinas optativas e eletivas de outro curso.


Os processos serão abertos junto ao NAD e devem conter cópia de toda documentação comprobatória das atividades (certificados, declarações etc.). Atentem para o fato de que cada discente poderá solicitar dispensa de carga horária apenas uma vez durante todo o curso e só após ter atingido a pontuação mínima de 20 pontos (de acordo com o barema). Assim, é mais adequado juntar pontos para poder dispensar uma duas, ou três disciplinas de uma vez, antes de abrir o processo.

O barema que orienta para a pontuação de cada uma das atividades já está disponível na página do Colegiado (www.graduacao.univasf.edu.br/psicologia),  na seção de arquivos.

Maiores dúvidas, procurem a coordenação do curso.

Projeto Pedagógico de Curso- PPC

Pessoal,

Já está disponível na página do Colegiado (www.graduacao.univasf.edu.br/psicologia)  a nova versão reformulada do nosso Projeto Pedagógico de Curso. Nesta versão já estão incluídas todas as mudanças curriculares implementadas após as deliberações das Semanas Pedagógicas, como mudanças nos nomes e cargas horárias das disciplinas, pré-requisitos etc.


É importante que todos(as) tenham conhecimento do conteúdo do PPC, pois nele estão dispostas as diretrizes para a formação em Psicologia. Além disto, é uma ótima oportunidade para que nós possamos conhecer mais o nosso curso.


DAPSI-UNIVASF.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

ASSEMBLÉIA ORDINÁRIA


Gostaríamos de convidar todas e todos discentes do curso de Psicologia a participar da Assembléia Geral que ocorrerá em 25 de Maio de 2010,às 17:45, sala 23.

Proposta de pauta principal:
- Formação de uma Gestão Provisória (que poderá ser composta por discentes de qualquer período);
Outros pontos de discussão:

- Próximo Processo eleitoral do Diretório Acadêmico;
- Pré-requisitos necessários para ingressar no estágio profissionalizante;
- Mudanças no Estatuto do DA;
- Outros pontos que podem ser sugeridos.
Pra quem tiver interesse em ler o Estatuto do Diretório Acadêmico de Psicologia, este se encontra na copiadora da UNIVASF.

A PARTICIPAÇÃO DE TODAS E TODOS É DE FUNDAMENTAL RELEVÂNCIA!!

Participem e divulguem!

Abraços,
DAPSI-UNIVASF

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Resultados do "estande" de Psicologia

Pessoal,
Mais uma vez, estamos divulgando os resultados do 'estande', que ocorreu em Abril do corrente ano, tendo em vista que alguns/algumas discentes não ficaram informados(das) acerca de qual congresso foi escolhido pela maioria das pessoas que participaram da votação.
"O Diretório Acadêmico de Psicologia vem divulgar os resultados obtidos com nosso “estande”, que visava escolher o congresso para o qual o ônibus a ser requisitado frente à universidade seria destinado, entregar os certificados da II Semana do Psicólogo, arrecadar a taxa facultativa, e receber críticas e sugestões. O estante foi montado por cinco dias, em turnos alternados, no pátio do prédio de salas de aula. Seguem alguns dados: O curso de Psicologia tem hoje 373 alunos e alunas regularmente matriculados. Destes, um total de 66 votos foram computados em relação a escolha do congresso. Os votos mostraram o seguinte: 55 Votos para o Ciência e profissão; 5 Votos para o Encontro da SBP; 4 Votos para o CONEAS; 1 Voto para o Encontro da ABPMC; 1 Voto em branco. Por tanto, o congresso escolhido pela maioria votante foi o III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Aprovaremos a decisão em colegiado e o Colegiado de Psicologia entrará com o pedido do ônibus frente à reitoria. Iniciaremos também os contatos no sentido de encontrar boas opções de hospedagem e alimentação para nossa estada em Sampa. Vale lembrar que essa forma de escolha do congresso foi sugerida pelos próprios alunos, na última assembléia, ocorrida no final do ano passado, da qual participaram pouco mais de 10 alunos. Outro dado: dos 373 alunos matriculados, 06 pagaram a taxa facultativa do D.A., totalizando R$13,15 arrecadados. Além disso, poucos certificados foram entregues, e não houve críticas ou sugestões. Colocamos-nos a disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre o processo de votação, arrecadação, ou qualquer outro tema que não esteja claro. As pessoas que não pegaram seus certificados, nos procurem na Universidade. "
Vale ressaltar que este mesmo comunicado foi enviado ao email do curso de Psicologia, em 26 de Abril de 2010.
Abraços, D.A.PSI.

Amanhã (20/05) é o último dia de inscrição no Estágio de Vivência no SUS

Para mais informações acessem: http://www.saude.ba.gov.br/eesp/

segunda-feira, 17 de maio de 2010

PROJETO NOVAS BOSSAS

Projeto NOVAS BOSSAS
O projeto NOVAS BOSSAS tem como objetivo convocar, instigar @s discentes, de qualquer curso ou campi, a se apresentar nos espaços 'ociosos' da UNIVASF, visando dinamizar a rotina universitária da comunidade acadêmica; promover e divulgar a produção cultural que existe dentro da UNIVASF; bem como construir uma rede de produção, canal de interlocução, interação artístico- cultural entre @s discentes dos vários cursos da universidade.
As formas de apresentação, expressão são as mais diversas, incluindo música, teatro, dança, poesia, fotografia e vídeo.
A princípio as atividades/apresentações serão desenvolvidas em frente à Biblioteca (Campus Petrolina), estas só poderão ser desenvolvidas nos intervalos das aulas: 12:00 às 14:00 ou entre 17:00 e 19:00.
Este projeto é uma iniciativa do Professor Afonso Henrique junto à Assessoria de Cultura da UNIVASF.
Os/as interessados (as) em participar, devem procurar o professor Afonso Henrique ou ligar para o Colegiado de Psicologia (87- 3862 93 20).
Participe e traga NOVAS BOSSAS para a Universidade!
“Se de repente
A gente distraísse
O ferro do suplício
Ao som de uma canção
Então, eu te convidaria
Pra uma fantasia
Do meu violão”.(Chico Buarque)
TEXTO por DAPSI-UNIVASF.

domingo, 16 de maio de 2010

17 de Maio- Dia Mundial Contra a HOMOFOBIA

O dia 17 de Maio constituiu-se no “Dia Internacional Contra a Homofobia” em virtude da retirada da homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças, consequência da Assembleia Geral da OMS, realizada nesta data no ano de 1990. Esta data vem afirmar – e abarcar – a mutação de valores da sociedade a qual já teve a homossexualidade como pecado, crime e doença. Essa conquista e a especial atenção à homofobia é o paradigma a ser inserido na, ainda, heteronormativa sociedade que impõe comportamentos, sufocando a diversidade sexual. A importância de se determinar um marco histórico para o combate a homofobia tem em sua essência dar visibilidade ao movimento que visa a promoção e defesa dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, bem como, fomentar políticas públicas, criar ações concretas que proporcionem a pulverização das informações que compreendem a realidade deste segmento da população. Entendemos que a informação é o real (e salutar) elo que pode vir formar uma nova realidade material de mudança, pois é através do fim da obscuridade que uma sociedade estrutura-se com princípios que impedem a intolerância e permitem a aceitação, a inserção e o respeito ao próximo em seu mais alto grau de cidadania. A determinação de estereótipos, de padrões arcaicos que já não coadunam com o século XXI persiste, e é neste momento que marcos como o dia 17 de Maio precisa constituir-se em pausas necessárias de reflexão com o intuito de sedimentar uma nova postura evitando tratamentos desiguais, os quais todos os dias transparecem em violência nas ruas, perante às travestis e transexuais trabalhadoras do sexo, em adolescentes vítimas bullying nas escolas, discriminações em locais de trabalho, e as mais variadas formas de violência físicas e morais, que ainda caracterizam e provam que a falta de informação é o objeto propulsor na luta pelo combate a Homofobia, e que o dia 17 de Maio não seja apenas uma data no calendário LGBT, e sim, um momento de percepção de mudanças de toda a sociedade.

No dia 18/05/2010 acontece o VII Seminário de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais no Congresso Nacional, que tem o tema: “Direitos Humanos de LGBT: Cenários e Perspectivas”. O evento, que vem sendo realizado anualmente desde 2004, será realizado no Auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados. O Seminário contará com a presença de vários parlamentares, advogados, gestores públicos, pesquisadores e militantes que estarão debatendo os temas que envolvem as principais reivindicações do movimento LGBT brasileiro. Na solenidade de abertura o Hino Nacional será entoado pela cantora Angela Leclery. O Seminário é promovido pelas Comissões de Legislação Participativa, Direitos Humanos e Minorias, e Educação e Cultura, da Câmara dos Deputados, em parceria com a ABGLT. Programação e Inscrições AQUI. No dia 19/05/2010, a partir das 9h, na Esplanada dos Ministérios, em frente à Catedral Metropolitana de Brasília, acontecerá a concentração da I Marcha Nacional contra a Homofobia e I Grito Nacional pela Cidadania LGBT e contra a Homofobia. O local será o ponto de encontro de várias caravanas vindas das 27 unidades da federação. No início da Marcha, a atriz e cantora Jane di Castro entoará o Hino Nacional. A partir das 10h30, milhares de militantes LGBT e também de outros movimentos sociais sairão em caminhada pela Esplanada dos Ministérios em manifestação de reivindicação das principais demandas da ABGLT: # Garantia do Estado Laico (Estado em que não há nenhuma religião oficial, as manifestações religiosas são respeitadas, mas não devem interferir nas decisões governamentais)# Combate ao Fundamentalismo Religioso.# Executivo: Cumprimento do Plano Nacional LGBT na sua totalidade, especialmente nas ações de Educação, Saúde, Segurança, Direitos Humanos, Trabalho e Emprego, entre outros, além de orçamentos e metas definidas para as ações.# Legislativo: Aprovação imediata do PLC 122/2006 (Combate a toda discriminação, incluindo a homofobia).# Judiciário: Decisão Favorável sobre União Estável entre casais homoafetivos, bem como a mudança de nome de pessoas transexuais.

Fonte: Diferenças -Observatório da Cidade ( Mário Neto).

sábado, 15 de maio de 2010

Alunos do CRV visitam biblioteca da Univasf na próxima segunda-feira (17)‏

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) recebe na próxima segunda-feira (17) alunos do Centro de Reabilitação Visual (CRV) para visita dirigida à biblioteca do campus Petrolina Centro, entre 14h e 16h. A ação é promovida por estudantes da disciplina de Práticas Integrativas II, ministrada pela professora Daniele Maciel e pelo Colegiado de Psicologia com apoio do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi/Univasf). A iniciativa visa promover o acesso de pessoas cegas à universidade. Os visitantes vão conhecer as instalações físicas da biblioteca, sua infraestrutura e funcionamento, incluindo a apresentação do Sibi/Univasf e o mapeamento visual do espaço, baseado na descrição do ambiente. A atividade será orientada por professores do CRV que acompanharão a visita. “A memorização do espaço pelas pessoas cegas, através do mapeamento visual é muito importante porque oferece maior autonomia. O objetivo é que elas possam voltar aqui outras vezes e até sozinhas”, avalia professora Daniele Maciel, da Univasf. A programação contará ainda com roda de leitura. Na ocasião também será efetuado o cadastramento dos alunos do CRV para empréstimo das obras disponíveis em Braille e em suporte digital (livros falados). De acordo com os bibliotecários Marcio Pataro e Anna Regina Ribeiro, as estantes onde estão expostos os livros do respectivo acervo em Braille receberão sinalização neste sistema de escrita. A iniciativa contará com a colaboração da estudante de Psicologia da Univasf, Mercia dos Santos.
Participe!
Fonte: ASCOM -UNIVASF.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

COMEMORAÇÃO DO 18 DE MAIO- DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL

Caminhada Carnavalesca: Loucura em Movimento no Submédio São Francisco
Há 23 anos o dia 18 de maio é celebrado no Brasil como data que marca o processo de construção de modos de cuidado mais dignos e inclusivos às pessoas com transtornos psíquicos. O núcleo central desse processo chamado de Reforma Psiquiátrica é a luta pelos direitos de cidadania dos ditos “loucos” e por relações mais positivas da sociedade com os diferentes/diversos modos de existir. A Caminhada Carnavalesca que ocorrerá no próximo dia 18 de maio de 2010, em Juazeiro-BA, tem como objetivo principal envolver e mobilizar usuários da rede de saúde mental, profissionais de saúde, comunidade acadêmica e a sociedade em geral das cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, em prol da Luta Antimanicomial e do avanço das políticas no campo da atenção à saúde mental na região. A pretensão é chamar a atenção da sociedade sobre essas temáticas, provocando reflexões sobre a possibilidade de construção de outros lugares sociais para a loucura, que não o da exclusão/preconceito. A Caminhada Carnavalesca expressará nossos “delírios futuristas” de que a realidade, no Vale do São Francisco, pode ser diferente em relação ao respeito à diversidade própria da vida e à organização da rede de cuidados em saúde mental. Trata-se de um evento realizado pelos CAPS´s das duas cidades em parceria com o NUMANS – Núcleo de Mobilização Antimanicomial do Sertão. PROGRAMAÇÃO: O QUE? Caminhada Carnavalesca QUANDO? 18 DE MAIO, com concentração às 16h, em frente à TV São Francisco (Juazeiro-BA)
Saudações Antimanicomiais!

Texto por NUMANS.

terça-feira, 4 de maio de 2010

CEB CONVOCA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA PARA EFETIVAR A IMPUGNAÇÃO DO PROCESSO ELEITORAL DCE -UNIVASF‏‏‏

CARTA ABERTA

Petrolina, 03 de maio de 2010.


Ao CEB (Conselho de Entidades de Bases) da UNIVASF;

À Comunidade Acadêmica da UNIVASF;

Às instituições do Poder Executivo, Judiciário e Legislativo;

Ao Povo do submédio São Francisco;


Os Diretórios e Centros Acadêmicos, entidades legitimamente reconhecidas como representativas de cada curso de graduação da UNIVASF, abaixo-assinados, após longo período de discussão e acúmulo acerca de todo o processo eleitoral que elegeria a diretoria do Diretório Central dos Estudantes (DCE) para o ano de 2010-2011 e ainda;

CONSIDERANDO que o DCE da UNIVASF está sem diretoria desde 2009, pois a gestão anterior se encerrou e o DCE ficou sem representação legal desde então;

CONSIDERANDO que o CEB – Conselho de Entidades de Base – é formado pelos representantes dos Diretórios e Centros Acadêmicos de cada curso;

CONSIDERANDO que o CEB foi a entidade que, legalmente, convocou as eleições para diretoria do DCE;

CONSIDERANDO que foi o CEB quem instituiu a Comissão Eleitoral e, nesse sentido, pode destituí-la em caso de necessidade;

CONSIDERANDO que o CEB é a única instância com o poder de empossar a nova diretoria do DCE, uma vez que foi ele próprio quem convocou as eleições;

CONSIDERANDO a ilegalidade do REGIMENTO ELEITORAL, uma vez que este fere diretamente o ESTATUTO do DCE;

CONSIDERANDO que tal ilegalidade do Regimento se dá em seu artigo II, parágrafo 5°, quando dispõe que o número de disciplinas que um estudante precisa estar matriculado para poder se inscrever em chapa é de 1 (uma), enquanto o 31° artigo do Estatuto, parágrafo 4°, dispõe que o número de disciplinas que um estudante precisa estar matriculado para poder se inscrever em chapa é 3 (três);

CONSIDERANDO que o Estatuto do DCE dispõe em seu 34° artigo que a “campanha eleitoral desenvolver-se-á até 24 (vinte e quatro) horas antes da Assembléia respectiva”;

CONSIDERANDO que houve campanha eleitoral (através da boca de urna) nos dois dias de eleição;

CONSIDERANDO que o Estatuto do DCE dispõe em seu artigo 31°, parágrafo 4°: “Somente poderão obter o registro prévio os estudantes que estejam regularmente matriculados na Universidade, cursando pelo menos 3 (três) disciplinas no período letivo e não exercendo algum cargo em qualquer outra entidade da Universidade;

CONSIDERANDO que ambas as chapas foram homologadas com estudantes que exercem cargos em Diretórios e Centros Acadêmicos, ou seja, outras entidades da Universidade;

CONSIDERANDO que 1.296 (mil duzentos e noventa e seis) estudantes participaram do processo eleitoral, sendo registrado esse o número de votos presentes nas urnas;

CONSIDERANDO que o Estatuto do DCE dispõe em seu 33º artigo: “Serão considerados eleitos os candidatos que obtiverem, na apuração dos votos, maioria simples dos votos”;

CONSIDERANDO que o número mínimo de votos para se declarar vitoriosa nessas eleições seria o de 649 (seiscentos e quarenta e nove) votos, obtendo assim a maioria simples dos votos;

CONSIDERANDO que a chapa declarada vencedora pela Comissão Eleitoral obteve 627 votos, ou seja, menos do que o necessário para ser eleita por maioria simples;

CONSIDERANDO que o Regimento Eleitoral dispõe em seu artigo III, parágrafo 1°: “As eleições ocorrerão nos dias estipulados pela Comissão Eleitoral, devendo as urnas serem abertas às 8:00 horas e fechadas às 17:00 horas nos campi da UNIVASF por membro da Comissão Eleitoral”;

CONSIDERANDO que nos dois dias de eleição, por falta de organização da Comissão Eleitoral, as urnas do Campus de Ciências Agrárias foram abertas após as 13h, impossibilitando a participação dos estudantes que cursam disciplinas apenas no turno matutino e ferindo o que consta no artigo citado anteriormente;

CONSIDERANDO que a Comissão Eleitoral empossou de modo ilegal a Chapa 1, uma vez que essa atribuição somente caberia ao CEB, haja vista o fato de este ter sido a instituição que convocou o processo eleitoral;

CONSIDERANDO que o 34º artigo do Estatuto do DCE determina que as chapas devem ser apresentadas oficialmente pelo menos 5 (cinco) dias antes da eleição;

CONSIDERANDO que em nenhum momento as chapas foram apresentadas oficialmente;

CONSIDERANDO o disposto no parágrafo único do 34º artigo do Estatuto do DCE: “O Diretório só poderá aceitar candidatura de chapas e estas só ganharão registros se estiverem completas”;

CONSIDERANDO que é da responsabilidade da Comissão Eleitoral a conferência e, apenas no caso de haver total regularidade, proceder ao registro das chapas e, ainda, no caso de verificação de qualquer irregularidade, proceder às medidas legais para solicitação de correção ou indeferimento da chapa irregular, no prazo de, no mínimo, 05 (cinco) dias antes do processo eleitoral;

CONSIDERANDO que, de acordo com o II artigo do Regimento, parágrafo 4°, após o indeferimento da chapa ou solicitação de correção fica resguardado o direito de recurso por parte da chapa que sofreu indeferimento ou pedido de correção, no prazo de 3 (três) dias, ou seja, 2 (dois) dias antes do pleito;

CONSIDERANDO que a Comissão Eleitoral não respeitou os prazos previstos quanto à indeferimento ou solicitação de correção para a inscrição das chapas;

CONSIDERANDO que a Comissão Eleitoral legitimou a candidatura de ambas as chapas, uma vez que registrou suas inscrições e procedeu ao processo eleitoral com as duas chapas concorrentes;

CONSIDERANDO que a Comissão Eleitoral, ao inscrever as duas chapas no processo eleitoral, entendeu que não haveria necessidade de uso do direito de defesa no prazo de 03 (três) dias antes do pleito para que pudesse regularizar possíveis pendências ou recorressem de possível decisão de indeferimento de uma ou ambas as chapas;

CONSIDERANDO que a impugnação de uma das chapas por irregularidade se deu APÓS O PLEITO e DURANTE A APURAÇÃO DOS VOTOS;

CONSIDERANDO que os votos atribuídos à Chapa 2 antes da impugnação foram considerados “nulos” e aqueles atribuídos após sua impugnação foram considerados “inválidos”, mesmo que o Estatuto do DCE e o Regimento Eleitoral em nenhum momento definem qualidade de votos;

CONSIDERANDO que a comissão eleitoral foi composta ilegalmente uma vez que não possui os representantes das chapas e do CEB, conforme institui o 31º artigo do Estatuto do DCE;

CONSIDERANDO que não houve processo de eleição da Comissão Eleitoral por parte do CEB;

Tornam público o descontentamento e NÃO RECONHECIMENTO do processo eleitoral que elegeria a gestão 2010-2011 do DCE enquanto legítimo. Tal posicionamento está acima justificado em nossas considerações que nos fazem acreditar que o processo eleitoral deve ser refeito para que os estudantes tenham eleições justas, honestas e com a devida lisura que merecem.

Ademais, enquanto Diretórios e Centros Acadêmicos, membros do CEB, nos aproveitamos desta para CONVOCAR uma REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA cuja pauta será a EFETIVAÇÃO DA IMPUGNAÇÃO DO PROCESSO ELEITORAL. Tal reunião será realizada no dia 06 de maio de 2010, quinta-feira, entre as 19:40h e as 22h, na sala 18 do Campus Petrolina da UNIVASF.


A participação de tod@s é de extrema importância!