segunda-feira, 29 de março de 2010

Oportunidade de bolsas para Programa de Mobilidade Estudantil

Convênio entre a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Banco Santander viabilizou a oferta de cinco bolsas para o Programa de Mobilidade Estudantil da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para o segundo semestre de 2010. Os interessados devem fazer a solicitação mediante inscrição no Núcleo de Apoio ao Discente (NAD) nos campi, e também na Pró-reitoria de Ensino (Proen), até 31 de maio. Ao participar do Programa de Mobilidade Estudantil, o aluno poderá escolher qualquer Instituição Federal de Ensino Superior (Ifes) para estabelecimento de vínculo temporário, desde que haja disponibilidade de vaga nas disciplinas pretendidas. A bolsa terá duração de um semestre letivo com valor total de R$ 2.500,00. Podem se inscrever estudantes, a partir do terceiro período e que tenham, no máximo, uma reprovação por semestre. De acordo com professor Marcus Ramos, da Proen, outros critérios de seleção poderão ser exigidos, caso o número de candidatos supere a quantidade de bolsas oferecidas. Outras informações sobre o Programa de Mobilidade Estudantil da Univasf estão disponíveis em: http://www.univasf.edu.br/~proen/camt/mobilidade/index. Fonte: Assessoria de Comunicação da UNIVASF

sexta-feira, 26 de março de 2010

Momento Pré-Conferência Interestadual de Saúde Mental do Submédio São Francisco‏

Encontro Formativo marca a etapa preparatória da I Conferência Interestadual de Saúde Mental do Submédio São Francisco / II Fórum de Mobilização Antimanicomial

“Saúde Mental - direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios”. A partir desse mote, definido como tema da IV Conferência Nacional de Saúde Mental – Intersetorial, acontece, a partir das 18h30 da próxima terça-feira (30), na sala 28 do campus Juazeiro da universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), a etapa preparatória da I Conferência Interestadual de Saúde Mental do Submédio São Francisco / II Fórum de Mobilização Antimanicomial.
O Encontro Formativo pretende inserir trabalhadores, gestores, usuários e familiares dos serviços de saúde, e a sociedade em geral, nas discussões em torno da perspectiva intersetorial da Conferência. Além do campo da saúde, setores como o dos direitos humanos, assistência social, educação, cultura, justiça, trabalho, atividade física e movimentos sociais estão sendo convidados a propor políticas públicas que possam consolidar e expandir a rede de cuidados às pessoas que manifestam sofrimento psíquico na região.
“Será uma oportunidade para debatermos o tema da IV Conferência Nacional de Saúde Mental – Intersetorial e seus sub-eixos, de modo a facilitar uma participação propositiva e implicada na nossa conferência regional”, afirma a psicóloga Bárbara Cabral, integrante do Núcleo de Mobilização Antimanicomial do Sertão (NUMANS) e uma das organizadoras do evento. Aberto e de caráter popular, o Encontro Formativo envolve dois (Juazeiro e Petrolina) dos 16 municípios da região que irão participar da I Conferência Interestadual de Saúde Mental do Submédio São Francisco, prevista para iniciar no dia 9 de abril, no Espaço Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro/BA."

Texto por Luís Osete.

segunda-feira, 8 de março de 2010

SEMANA DE INTEGRAÇÃO 2010.1

Pessoal,
segue a programação da Semana de Integração 2010.1, que terá como público alvo não só os discentes calouros mas, também os veteranos bem como, os docentes do curso de Psicologia.
As atividades serão realizadas no Campus de Petrolina, exceto a aula inaugural e o Sarau.
É importante ressaltar que nesse período da Semana de Integração a grade de horário dos discentes se mantém inalterada, ou seja, terá aula normal.

15/03(Segunda)
09h- Aula inaugural (Complexo Multieventos, no Campus de Juazeiro.)

18h às 20h - Apresentação geral do curso, projetos de pesquisa e extensão/
Apresentação do movimento estudantil -D.A.(Sala 05)


16/03(Terça)
18h às 20h - Oficina (exclusiva para os calouros) Projeto de Vida Profissional -Prof: Elzenita. (Núcleo Temático I)

18/03(Quinta)
18h às 20h- Apresentação do Poló Sertão -CRP 02.(Sala 19)

19/03 (Sexta)
10h às 12h- Oficina sobre ingresso no ensino superior- Prof: Verônica.(Sala Multiuso CEPPSI)

16h às 18h- Oficina com o filme:“O tribunal dos crimes da paz: o hospital psiquiátrico no banco dos réus” - Cinepsi, ABRAPSOVALE/NUMANS/NUSACO/ Movimento Estudantil Alfa e Ômega.(Auditório da Biblioteca- a confirmar)

27/03/10 Sarau "Tecendo a teia" (18:00) Espaço de Convivência de Juazeiro.

Divulguem e Participem!
Realização: Colegiado de Psicologia e D.A.PSI-UNIVASF

Inscrições para o Programa de Assistência Estudantil da Univasf abriram hoje (08/03/10).

A Pró-reitoria de Integração (Proin) lançou dois editais do Programa de Assistência Estudantil para as modalidades Bolsa Permanência e Bolsa de Apoio Acadêmico. As inscrições para as respectivas seleções estarão abertas de 8 a 19 de março, pela Internet, no endereço: www.pae.univasf.edu.br.

Serão concedidas 330 Bolsas Permanência, e cinco de Apoio Acadêmico no valor de R$ 250,00 mensais cada uma. Os critérios de seleção variam conforme a modalidade, de acordo com os respectivos indicadores: No caso da Bolsa Permanência (Edital 01/2010) serão avaliadas renda per capta, origem escolar, origem domiciliar, e como critério de desempate, a idade do candidato.

Já o Edital 02/2010 para Bolsa de Apoio Acadêmico, destinada a estudantes a partir do segundo período de curso, o critério é o coeficiente de rendimento acadêmico. E se necessário para desempate, o total de créditos integralizados, tempo de ingresso na Univasf e também a idade.

Outras exigências em ambas as modalidades são: os candidatos devem estar regularmente matriculados em curso de graduação da Univasf, apresentar vulnerabilidade socioeconômica, não ter vínculo empregatício nem outra atividade remunerada. Além disso, não ser diplomado em qualquer curso de graduação. Acesse os editais no link abaixo.
http://www.proin.univasf.edu.br/pae.html

Fonte: Assessoria de Comunicação da UNIVASF.