sábado, 5 de dezembro de 2009

ATO MÉDICO

No dia 21 de outubro de 2009, foi aprovado no Plenário da Câmara dos Deputados, o projeto de lei do Senado que define quais são as atividades privativas de médico e quais podem ser realizadas por outros profissionais da área de saúde. Conhecido como Ato Médico, o projeto volta ao Senado devido às alterações feitas na Câmara. A informação é da Agência Câmara.

O projeto é polêmico e tem causado divergências entre a classe médica e os outros profissionais da saúde, que procuram se fazer ouvir na construção de tal projeto. Também é com o apoio dos Conselhos e a colaboração de Universidades que protestos contra o Ato Médico acontecem em todo o Brasil.

A discussão sobre o PLS nº 25/2002 vai desde a definição das atribuições de cada profissional, até a rediscussão do sistema de saúde no Brasil.
Pensando nisso, o Diretório Acadêmico de Psicologia realizou, no dia 18/11/09, uma Roda de Conversa, na qual o tema foi discutido entre os discentes do curso de Psicologia, Medicina e Enfermagem.
Durante esse encontro os discentes sugeriram a realização de um debate, discussão mais ampla sobre o tema. Nesse sentido, iremos articular juntamente com os discentes dos outros cursos da área de saúde da UNIVASF e da UPE(FFPP), uma mesa de debate entre os mais diversos profissionais do campo da saúde.
Deixe sua opinião sobre essa temática!